O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento que têm três características fundamentais, que são: Inabilidade para interagir socialmente (dificuldade de interagir); Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O grau de comprometimento é variável:. haja vista que este vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e tem um comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos. sabendo disso, como trabalhar com estas pessoas na escola? nas aulas de Educação Física ? talvez sejam perguntas difíceis de responder, justamente por vários graus de comprometimento.
Porém, devemos levar em consideração que estas pessoas apesar de terem algumas características que as diferenciam das demais consideradas normais, elas podem fazer parte do processo ensino-aprendizagem da escola, principalmente nas aulas de Educação Física, uma vez que essas aulas são prazerosas, divertidas, onde os alunos socializam mais, e que é altamente benéfica a saúde, tanto física quanto mental. Dessa forma, ministrar aulas sem a preocupação do que "fazer" ou "passar" para essas pessoas, pois isso acabará prejudicando os outros, mas sim, trabalhar de forma que inclua o autista nas aulas, utilizando de jogos, esportes, danças, lutas, e entre outros.
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. Para o doutor Drauzio Varella O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.
De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos: ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental; o autista é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão; domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal. Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário